quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você conhece a história de Zumbi dos Palmares?

Zumbi nasceu em Palmares, interior de Alagoas, em 1655, época em que se imperava a escravidão no Brasil. Nasceu livre, mas foi capturado e entregue a um missionário português e criado pelo padre Antônio Melo quando tinha apenas seis anos de idade.

Aos 15 anos, Zumbi foge e se refugia no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Os quilombos eram áreas escondidas onde os negros escravos se refugiavam. Zumbi, logo assume o comando militar do quilombo, que era liderado por Ganga Zumba.

Quando Zumbi tinha 20 anos, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi se destaca como um grande guerreiro e os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Após 3 anos, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.


Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares e a comunidade se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses.

Em 1694, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho organiza um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, a sede do quilombo é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Hoje 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, é feriado nacional do Dia da Consciência Negra e Zumbi considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário