quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como arrumar a mala de viagem?

Viajar pode ser uma grande aventura, especialmente se a sua mala não estiver bem arrumada. É ruim ser obrigado a pagar excesso de bagagem ou ficar carregando itens desnecessários se você tiver um roteiro longo ou com muitos traslados. Fique atento às nossas dicas de como arrumar a mala para viajar e não erre mais!

Como começar? Pense nos itens mais básicos primeiro: o clima da região de destino - para ter certeza do clima, acesse este site -, os limites impostos pelas empresas de transporte, o tempo que você vai ficar viajando e as atividades que vai fazer lá. Não esqueça dos documentos importantes e, caso a viagem seja internacional, pesquise na Internet sobre a documentação necessária. Para evitar esquecimentos e enganos, anote tudo!

E daí? Comece colocando tudo sobre a sua cama e verificando se não exagerou na precaução (resista, você não vai precisar de um casaco de lã em Maceió). Tenha a preferência de escolher roupas que podem ser usadas em situações diversas (camisetas que podem ser usadas para passear e para sair à noite, para dormir ou entrar na água). Se puder, escolha tecidos que não amassam e lembre que você usará mais camisas que calças.

Como arrumar os itens dentro da mala? Comece colocando as calças com as pernas pra fora. Quando terminar de colocar as roupas dentro da mala, faça as calças "abraçarem" o resto das roupas, assim elas não amassarão. Armazene os sapatos nos cantos, mas evite levar muitos. Depois coloque outras peças resistentes, como bermudas e jaquetas, sempre evitando as dobras. Coloque as peças mais pesadas próximas ao fundo. Depois disto, comece a colocar as menores, depositando-as nos espaços que sobraram. Forme uma base uniforme e resistente para depositar camisas e camisetas. Se precisar colocar um paletó, deixe por último.

Em viagens de família cada um deve ter sua bagagem pessoal, mas pense em espalhar parte do vestuário entre as bagagens. Motivo: caso uma delas chegar com atraso ou for extraviada, a pessoa prejudicada não ficará completamente desprovida de seus pertences.

Como escolher a mala de viagem? Escolha malas resistentes e do tamanho certo para a duração da viagem e as atividades que vai fazer lá. Se você for comprar muitos souvenires ou receber muitos brindes, vá preparado com parte da bagagem vazia. Se a viagem for nacional, use um cadeado resistente. Se for internacional, não coloque cadeados, pois a polícia pode querer revistá-la. Contudo, em ambos os casos prefira empacotar a mala com um filme plástico. Este serviço é prestado na maior parte dos aeroportos. Prefira bagagens com alça e rodinhas, assim você não sofrerá tanto ao carregá-la.

Leve uma pochete. Isto pode parecer brega, mas existem modelos que ficam escondidos por dentro da roupa. Assim é mais seguro e, ainda falando sobre a segurança, leve uma cópia dos documentos e guarde-os em locais separados. Leve o dinheiro em diferentes partes do corpo e da mala também.

Dicas finais: Escolha uma frasqueira rígida e chata, assim você garante que sua pasta de dentes não vai vazar e que seus objetos vão ficar melhor distribuídos ali, ocupando menos espaço na mala. Se você não dorme com facilidade, leve uma venda para os olhos e tambões de ouvido feitos de espuma. E o mais importante é não deixar para arrumar a mala no dia da viagem! Apronte-a uns dias antes, assim você terá tempo de rever itens e, com calma, as chances de você esquecer algo vão cair.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário