domingo, 11 de maio de 2014

Como surgiu o dia das mães?



Mãe é sinônimo de compreensão, bondade, carinho, amor e muitos outros adjetivos. E nada mais justo que se dar a essa pessoa  tão querida um dia especial. Mas há muito tempo que essa pessoa tão querida já tem sua importância e tem um dia só para ela.

O primeiro registro de comemoração deste dia é mitológico. Dizem que na Grécia a entrada da primavera era comemorada com festa para a Mãe dos Deuses.

Já no século XVII operárias inglesas, que trabalhavam e não podiam voltar para casa por morarem longe e por serem muito jovens, tinham a permissão para retornarem às suas casas no quarto domingo da Quaresma  para  assim  aproveitarem o carinho de suas mães neste dia.

Já nos Estados Unidos, em 1914, a data foi criada porque uma moça moradora de uma cidade do interior perdeu sua mãe e entrou num estado de tristeza e depressão. Suas amigas se condoeram com essa situação  resolveram fazer uma comemoração para aliviar a dor de sua amiga. Aproveitando esta situação, esta moça quis que todas as mães fossem homenageadas vivas ou mortas e fez força para que esta comemoração se alastrasse por todos os estados americanos.. Rapidamente essa comemoração se estendeu por todo o país. O presidente desta época resolveu então tornar oficial essa data que é que neste país é comemorado em nove de maio. Com isso, o comércio começou a vender muito mais devido aos presentes vendidos neste dia e esta americana ficou triste porque se distanciou do objetivo que ela propôs que era o de  elevar o sentido de ser mãe. Por este motivo quis  cancelar esta data festiva, o que não conseguiu.

No Brasil foi comemorado pela primeira vez em 1918 pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre. Depois, em 1938, o presidente Getúlio Vargas tornou oficial a data apenas transferindo para todo o segundo domingo do mês.

Este dia é festejado em todos os países sendo apenas com algumas variações de data, que vão de janeiro a dezembro mudando apenas pela cultura de cada país.

Seja em qualquer dia do ano comemorado, as mães são pessoas importantes que devem estar sempre em primeiro plano de uma boa homenagem. Este dia deve ser vivido como um congraçamento entre mães e filhos, fazendo da família um pilar de sustentação para o ser humano.

O presente ofertado, seja caro ou barato, não é importante para que neste dia ela seja o centro das atenções recebendo muito carinho e amor de seus filhos.

O Ritz Lagoa da Anta deseja a todas as mães um dia repleto de alegrias! Feliz dia das mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário