sexta-feira, 25 de março de 2011

Personalidades que nasceram em Maceió - Parte 2

No dia 25 de fevereiro publicamos aqui no blog um texto contando pra vocês quem são as grandes personalidades nascidas em Maceió. Hoje vamos mostrar outras pessoas que fizeram a diferença no Brasil e no mundo.

Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, jurista

Nasceu em 1982 e graduou-se em Direito e Ciências Sociais. Escreveu livros em diversas áreas do conhecimento, como matemática, sociologia, psicologia, política, filosofia e direito. Ele não era apenas abrangente em seu conhecimento, mas também muito bem aceito. A qualidade de seus textos renderam publicações em português, alemão, francês, espanhol e italiano. Toda a sua bibliografia publicada é imensa.
Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras duas vezes. Em 1979 tornou-se um imortal.


Guimarães Passos, poeta

Nasceu no dia 22 de março de 1867, falecendo em Paris 42 anos mais tarde. Morou no Rio de Janeiro e levava uma vida boêmia com vários outros artistas da época, como Olavo Bilac e José do Patrocínio.
Era jornalista, publicava crônicas e versos. Trabalhou também em repartições públicas, mas após sua participação em uma revolta contra Floriano Peixoto, teve de se exilar em Buenos Aires durante um ano e meio. Participou de jornais locais e retornou ao Brasil, quando se tornou membro da Academia Brasileira de Letras.

Lêdo Ivo, jornalista

Lêdo Ivo nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924. É jornalista, tradutor, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta.
Escreveu vários livros, sendo que o primeiro foi intitulado As Imaginações. Outras obras famosas foram Ninho de Cobras, A Noite Misteriosa, As Alianças, Ode ao Crepúsculo, A Ética da Aventura ou Confissões de um Poeta.
É membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1986 para a cadeira 10, sucedendo a Orígenes Lessa.

Nise da Silveira, médica

Nise da Silveira (1905 - 1999) formou-se em medicina, na Bahia e foi responsável por uma reivenção na psiquiatria. Defendeu, com suas teses, o tratamento humanista para os doentes mentais. A sua dedicação a isto rendeu vários frutos que ainda existem: fundou o Museu de Imagem do Inconsciente, criou a Casa das Palmeiras e fundou a Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão, na França. Publicou de livros, textos científicos e catálogos. Recebeu inúmeros prêmios, títulos e homenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário