O estado de Alagoas é conhecido por suas belas praias e paisagens emolduradas por extensos coqueirais, além do rio São Francisco, que margeia as cidades sertanejas. Muito mais que paisagens exuberantes, o destino também oferece a seus visitantes e amantes da aventura, momentos de emoção e interação com a natureza.
O turismo alagoano tem o segmento sol e praia consolidado e vem diversificando sua oferta nos últimos anos. Desde 2007, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, empresários do segmento do turismo de aventura, uma das vertentes que mais cresce no mundo e no Brasil, se uniram para formar o grupo “Aventura em Alagoas”. O grupo é formado por sete empresas formalizadas e participantes da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA-AL).
O ambiente, em Alagoas, é ideal para a prática do turismo de aventura, pela diversidade de ecossistemas e opções de esportes. Além disso, as empresas que formam o grupo “Aventura em Alagoas” operam com licença ambiental do IBAMA e com programa Aventura Segura, que tem o foco nas normas de segurança para a prática de atividades.
Diversas são as atividades praticadas em Alagoas, sendo a mais conhecida o mergulho, que tem o cenário perfeito da maior barreira de corais do Brasil, formando as piscinas naturais, ao longo de todo o litoral alagoano. Falando em litoral, os esportes náuticos e de vela também são uns dos favoritos e mais praticados, como o surf, wind surf e o kite surf.
Destacam-se também o rapel, que pode ser feito no litoral, e no interior, a exemplo das cachoeiras de Murici e Viçosa, e as trilhas off-road, que são realizadas de jipe na praia de Carro Quebrado e Barra de Santo Antônio. Na Vila Palateia, na Barra de São Miguel, os aventureiros se esbaldam com a canoagem, que os leva a conhecer a cultura dos mariscos.
Na bela costa doce alagoana, com o rio São Francisco de fundo, pode-se encontrar uma grande variedade de opções, desde a foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu, com passeios de barco, de super-buggy, buggy convencional, vôo de parasail sobre terra e sobre água, e também trilhas ecológicas em floresta de restinga e dunas.
Indo para o Norte, as cidades de Piranhas, Olho D’água do Casado e Delmiro Gouveia encantam com o passeio para o canyon do São Francisco, onde se pode fazer trilhas, rapel, tirolesa, e ainda contemplar a belíssima paisagem, que é de tirar o fôlego. A região do São Francisco não encanta apenas pela aventura, mas por sua cultura presente o tempo todo, com o clima sertanejo e misterioso, por trás da história do cangaço, que até hoje vive em seu povo.
De norte a sul, Alagoas é beleza, aventura, e emoção. Para mais informações sobre esportes e aventura, acesse o site Aventura em Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário